domingo, 5 de julho de 2009

Coisas que odeio em interfaces

Durante o curso de interfaces, recebi muitas dicas de coisas a não se fazer. No entanto percebi que existem problemas muito comuns relacionados as interfaces web que poderiam ter sido evitados caso seus desenvolvedores tivessem a oportunidade de ter ouvido essas dicas. Por essa razão, resolvi dedicar este post as coisas que não suporto me deparar em interfaces web:

Surpresas!

O conceito de “Affordance”, ou seja, o que os usuários esperam fazer com um elemento, está passando longe de muitos sites. Banners disfarçados de janelas, textos que parecem links mas não são ou links em lugares inesperados enganam o usuário e atrapalham a navegação.


Como saio daqui? Onde estou?

Pior do que surpresas é o usuário se sentir perdido em uma página. Aprendi que, ao contrário de mim, os usuários “normais” preferem navegar a buscar. Por isso, qualquer coisa que dificulte a navegação do usuário pode fazer com que ele nunca mais volte a visitar o site. Alguns elementos devem estar presentes em toda página:
  • o botão “Voltar” é a segunda funcionalidade mais utilizada durante a navegação na Web, perdendo apenas para os links. O botão “Voltar” do navegador só é usado se não for encontrado na página.

  • um link para a página inicial é importante para os usuários que chegam através de uma página externa. Agora um link que vai para a própria página dá a sensação de ser um link quebrado ou incorreto.

  • Alguma indicação de onde o usuário está, pois nem todos os usuários sabem como pararam ali nem tem boa memória.

  • É importante que todo o conteúdo crítico e opções de navegação estejam visíveis no topo da página, evitando o uso do scroll.

Abuso do Flash!

Nada mais irritante do que um site todo feito em flash. É comum encontrar sites que usam flash no menu, flash no banner, flash em todos os lugares! Além de demorar anos para carregar a página (o “carregando...” bonitinho não melhora essa sensação), a usabilidade cai bastante: o CTRL+F não funciona, o botão direito também não e o flash precisa ser instalado (mas nem todos os sites feitos em flash avisam sobre a falta dele). Volte e meia preciso dar assistência a parentes que reclamam de páginas que não funcionam mas, na verdade, faltava o tal plugin Flash ser instalado.

Micro-imagens

Imagens em baixa resolução ou muito pequenas, em que não é possível diferenciar pessoas de manchas, devem no mínimo oferecer uma opção de zoom decente. Pior que isso é esperar a página carregar por anos uma imagenzinha inofensiva e descobrirmos que a pessoa apenas redimensionou a imagem sem reduzir seu tamanho, que passa de Mb! Encontro muito isso em sites de imobiliárias e até no site da comunidade do IC que, se eu colocar uma foto de tamanho gigante no perfil, nunca mais nenhum amigo vai conseguir ver meu rosto.

Buscas mal feitas

Vimos nas aulas que usuários experientes estão sempre usando atalhos para acessar diretamente o que lhes interessa. Mas e quando a busca do site é mal feita?

Por exemplo, alguns sites ainda fazem a busca exatamente pelo valor digitado. Recentemente queria encontrar uma notícia e acabei encontrando esse problema... E agora, escrevo com a nova ou com a velha gramática? Coloco hífen, espaços, acentos?

Outro problema são as buscas que precisam de milhares de filtros, como as de sites de imobiliárias de Barão Geraldo e que, ao final, não retornam nenhum resultado. Uma interface melhor construída pouparia o usuário de perder seu tempo com algo que não o leva para lugar nenhum.

Banners

Não condeno quem quer ganhar um dinheiro com a Web, mas todos temos alergia/pavor/medo de banners: estão sempre mal posicionados, aglomerados e inconvenientes. Existem aqueles banners que funcionam em apenas um navegador e em outro lugar adquirem a forma de monstros intrusivos, em cima do conteúdo e desalinhados, como os banners deformados do portal Terra. No orkut, por exemplo, após uma recente mudança, o box de amigos foi substituído por um box de propaganda: isso deixou os amigos, objetivo de um site de relacionamentos, em segundo plano. ;(

Incompatibilidades

Não é novidade que o Internet Explorer vem perdendo espaço para outros navegadores como Firefox, Chrome, Opera e tantos outros. Mesmo assim ainda encontro sites compatíveis apenas com IE, excluindo uma parte significativa de visitantes (como eu =/) . Por exemplo, odeio as notícias que o site do Terra oferece apenas no formato de vídeo. Não existe uma opção de texto para as pessoas que não querem esperar o vídeo ser carregado ou que não gostam de ser obrigadas a assistir a publicidade que aparece antes do vídeo ou que não tem uma caixa de som do lado (nem legendados os vídeos são). Além disso não é possível ver os vídeos quando uso Linux, pois é um SO incompatível, apesar de muito usado.

Gostos duvidosos

Ao contrário do que muitos pensam, testes indicam que o velho contraste preto-e-branco prende a atenção por menos tempo do que um contraste com cores. Mas ao escolher as cores que formarão o contraste, alguns sites não preocupam-se se estas são vistas por todos, nem qual tipo de mensagem que estas cores estão passando. O mesmo acontece com ícones, que podem ter várias interpretações. Um problema que ocorre nos sites é que muitos são feitos usando somente cores ou ícones para o reconhecimento, mas deve sempre haver uma parte textual como alternativa.

Espero que as dicas ajudem e apenas recapitulando:

1) Grande parte das usuários ainda não tem internet banda larga (nem paciência)

2) Algumas pessoas não usam Windows, muito menos IE (teste seu site em outros navegadores)

3) Nem todos veem/pensam de modo igual (torne seu site o mais acessível possível)


4) Usuários normais navegam, não buscam (lembre-se dos botões básicos)


Um comentário: