Vou contar aqui um depoimento muito positivo sobre uma aplicação prática que a disciplina propiciou em meu estágio.
Há alguns meses fizemos a entrega de um software. Tratava-se de um sistema cuja fase de desenvolvimento foi bastante tortuosa, pois passou por muitas pessoas e ficou um tempo parado. Restaram muitas telas e códigos legados, e, obviamente, a interface foi um dos pontos afetados por esses fatores.
A questão era que o público alvo do sistema tratava-se de pessoas com pouco (ou nenhum) conhecimento de informática. Com isso, começamos a receber alguns e-mails, ora pedindo por ajuda, ora sugerindo algumas modificações a fim de que a experiência deles com o software fosse mais agradável.
Foi aí que decidimos dar uma maior atenção à interface do programa.
Juntamos todas as sugestões, fizemos algumas reuniões de avaliação heurística e submetemos alguns protótipos aos próprios usuários, para que pudéssemos ouvir algumas avaliações mais informais.
A experiência se demonstrou muito válida! Poucas semanas depois da entrega da nova versão, recebemos alguns e-mails dos usuários (inclusive usuários que sequer haviam mandado e-mail com pedidos de ajuda ou sugestões de alteração), dizendo que o sistema estava muito mais fácil e agradável.
Fica aí a experiência. Focamos um pouco mais no usuário e o retorno foi realmente interessante.
Valeu a pena!
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
e tomara continue só ampliando o conhecimento que adquiriu em seus futuros projetos!
ResponderExcluirnunca se esqueça de que a interface é o sistema ok?